Buscar

sábado, 15 de junho de 2013

Texto linear ou Hipertexto?

Quando estamos na escola, especificamente nas aulas de Redação e Português, aprendemos a escrever textos, onde a sua estrutura é linear ou seja com introdução, desenvolvimento e conclusão, seguindo sempre essa sequencia tradicional( na imagem abaixo, representada pelo texto normal)

O mundo digital é ilimitado, onde a organização da informação não são encadeadas de modo linear, são aleatórias, possibilitando fugir das paginas demarcadas, iniciando em uma página sobre esporte e concluído em uma página sobre Enfermagem, o usuário pode trafegar por sons, vídeos, imagens. Enfim "Viajando" de acordo com o seu interesse do momento, todas essa rede de diversas dimensões é chamada de Hipertextualidade.






 A rede Hipertextual, está sempre em mudança, um elemento textual que pode ser sons, imagens, vídeos, pessoas, textos, entre outros, se associam com outro elemento textual, a partir de links. O hipertexto é dinâmico e nos possibilita uma navegação interativa, assim o leitor torna-se ativo e participativo nas construção das informações.

Contudo, eis o hipertexto como uma nova visão para a educação. O professor não pode ser transmissor do conhecimento, deve atribuir significado ao conhecimento , ou seja, a informação deve ser ligada a outras, levando em consideração o meio onde está inserido o aluno.
O docente deve ser o mediador do processo de ensino-aprendizagem, contribuir para que o aluno seja autônomo e construa seu conhecimento .
Então professor, use o Hipertexto na Educação, que os frutos serão muito bons.
 Para concluir essa postagem, deixo essa historinha do Blog do Vasco, muito legal!!






      

2 comentários:

  1. Oi Isa, sabe que seu chamamento me instigou a ver o seu blog. Confesso que stou encantada! Parabéns! A ideia é justamente essa, trazer as suas compreensões, fazer o fórum dinâmico e explicativo, sem ser cansativo.
    A partir de então, precisa ir incorporando outras linguagens para fazer seu texto mais hipertextual ainda!

    Parabéns, esse é o caminho!
    bjos
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Oi Sule, Fiquei muito feliz com o seu comentário. Para mim é um desafio, que bom que estou no caminho certo.Agradeço, Abraços

    ResponderExcluir