Buscar

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O conhecimento é meu ou seu?

A Cibercultura, é uma nova forma de está inserido no mundo, de viver o mundo, de conhecer, de trabalhar e de acessar informações. Assim o conhecimento, a informação é de fácil acesso a muita gente, mas é necessário a interconexão. Na sociedade oral( para ter um exemplo) quem detinha o conhecimento eram os mais velhos, que passavam as informações de geração em geração, na sociedade da escrita o conhecimento estava no livro, mas o livro muitas vezes era restrito, poucas pessoas tinham acesso, além de acumular pó e hoje na cibercultura o conhecimento está na rede, disperso entre os sujeitos que estão nela, está no coletivo, não é restrito. Além disso a informação é atualizada em tempo real, mas o ser humano não dá conta de acessar todo o conhecimento exposto na rede, pois nós somos limitados biologicamente, esquecemos diversas informações. Mas vale ressaltar que nada disso substitui as outras formas de obter conhecimento e cada uma tem o seu valor, os mais velhos continuam sendo experientes e os livros continuam na biblioteca, sendo utilizados.

Então estamos vivendo uma nova forma de saber, de ter acesso ao conhecimento, hoje temos uma dificuldade de memorização muito grande, pois estamos dependente de uma memoria virtual. Quem hoje em dia quando está sem celular não fica perdido? Guardamos pouca coisa na nossa memoria e resgatamos uma informação quando precisamos dela nessa prótese de memoria, assim exercitamos pouco a nossa memoria e assim muda a nossa configuração cerebral. A tecnologia da comunicação amplia o sentido humano, por exemplo o telescópio amplia a visão do ser humano. Portanto a dimensão da Cibercultura é muito grande, ela mudou a relação do sujeito com as coisas.

O CONHECIMENTO É NOSSO!!

4 comentários:

  1. Nosssa! Muito bom, a começar pelo título que me deu uma curiosidade danada de ler o texto. E olhe... não me arrependi, viu!
    Realmente hj em dia com tantas informações e com essa facilidade que a tecnologia nos dispõe, estamos confiando cada vez menos em nossa memória e deixando tudo por conta desses dispositivos, treinando a nossa mente para ser cada vez mais preguiçosa.

    ResponderExcluir
  2. realmente marcela, nossa memoria trabalha menos, e agente so desenvolve o cérebro se exercitamos. tudo isso tem seu lado bom, mas o que me preocupa é a nossa dependência. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Isadele, me dá um pouquinho do teu, que eu te dou um pouquinho do meu.
    Conhecimento é isso! Trocas constantes em prol de novas construções de saberes...É realmente infinito...
    Muito bom seu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é avaneide, é tão bom termos a possibilidade de interagir.

      Excluir