Buscar

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Capitalismo e exclusão digital

O termo inclusão e exclusão digital estão sendo muito discutidos atualmente nas politicas públicas e nas instituições, como escolas. Mas não se chega a um consenso, pois esse termo não é um conceito, que é aceito cientificamente, também não pode ser classificada como uma noção, pois não é algo vago, mas pode-se afirmar que a mesma é um discurso, que é algo ideológico, onde não existe um sentido fixo, assim, cada grupo quer fazer com que os outros aceitem os seus discursos.

Existe uma grande desigualdade ao pensarmos no acesso há tecnologia e por isso diversos programas e projetos estão sendo criados com o objetivo de diminuir a exclusão digital, mas os problemas não serão resolvidos enquanto o mal for cortado na raiz, é um problema politico e social " ao analisar a apropriação do termo exclusão pelas políticas públicas, também argumenta que ele vem sendo tratado de forma fragmentada e autônoma, sem articulação com os contextos de origem ou com as relações e efeitos políticos associadas, esvaziando o conflito presente em torno de cada problemática. Essa forma de abordagem desloca a atenção das tensões que se dão no interior do processo de produção capitalista para a luta por políticas sociais compensatórias (RIBEIRO, 1999, p. 46)

O governo discursa em defesa da idéia de que inclusão digital é dá acesso a tecnologia e treinar a população enquanto ao seu uso. Mas será que é isso mesmo? Será que aqueles que dispõe do acesso a tecnologia fazem parte da "inclusão digital"?

Fico pensando quantas vezes trocamos de celular ao longo do ano! Muitas vezes o celular está em ótimas condições de uso, mas os meses vão passando e o celular que era moda, simplesmente deixa de ser, ou seja nunca estaremos totalmente incluídos na nova tecnologia. Um exemplo disso é o modelo de celulares V3, na época que lançou, quem não o tinha se sentia "excluído", custava por volta de 800,00 R$, mas com o passar do tempo foi deixando de ser referência (ou mesmo moda) até que hoje pouco se ouve falar nele, e quem ainda o utiliza é taxado de atrasado tecnologicamente.

Assim o consumismo é fonte do capitalismo e a desigualdade social sustenta ele, então a exclusão digital é necessária para manter a divisão de classes sociais "Permite portanto tratar a exclusão como 'resíduo necessário', ainda que não desejável, das necessárias leis de mercado e da competitividade do mundo globalizado" (FERREIRA, 2002.p.6)  Logo nunca nos sentiremos e nem seremos incluído completamente pois vivemos em um mundo capitalista, onde a exclusão digital é essencial para manter esse sistema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário