Buscar

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Internet e Educação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estou iniciando esse post com um vídeo bem rápido, divertido e dinâmico  para introduzir e instigar o tema que será abordado.
 
Quando a escola se conecta a internet, diversas possibilidades chegam com ela. Os alunos e educadores, podem explorar as suas potencialidades para a educação.

A partir do ciberespaço, temos uma nova forma de ter acesso ao conhecimentos. Podemos viajar por diversos ambientes, ter o acesso ao saber em tempo real.

Um dos ambientes que é bem legal de ser explorado nas escolas é o blog, este traz grandes benefícios, pois os blogueiros teem que pesquisar para se apropriar do assunto, para assim escrever sua postagem .seria bem interessante que nas escolas os jovens tivessem um blog para cada um, assim os alunos se tornariam atores do processo de aprendizagem e desenvolveriam diversas aptidões. O blog estimula a leitura, escrita, poder de argumentação e criatividade.
 
Outro ambiente bem legal são as redes sociais, atualmente um das mais utilizadas é o facebook, onde existem grupos que podem ser criado com os alunos e nele pode-se  debater diversos assuntos,
 tirar duvidas, apresentar descobertas, trocar  informações entre professores e alunos, anunciar eventos, postar fotos e vídeos criado por eles e tantas outras possibilidades.
 
 
A rede diminue a diferença física, além da diferença cultural, onde é possível conhecer diversos lugares a partir de um clique, que tal uma aula de Geografia pela internet? seria bem legal. Mas é bom deixar claro que esse meio de comunicação não deve ser utilizado somente para ensinar conteúdos de sala de aula, o aluno deve está livre para criar.
 
Portanto vamos aproveitar as diversas potencialidades da internet, e não simplesmente usa-la como um recurso para pesquisas ou aulas técnicas de pacotes office. Temos que deixar o aluno livre para aproveitar tudo que a rede tem a oferecer e não ficar privando e bloqueando os sites que consideramos anti-pedagogicos, como educadores temos que orienta-los e descobrir as possibilidades desses ambientes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário